|
|
A soja é um dos vegetais mais versáteis encontrados na natureza. A industrialização de seus grãos resulta em produtos e subprodutos largamente utilizados nas agroindústrias, indústrias químicas e de alimentos.
No tocante à alimentação humana, o principal produto da industrialização desta leguminosa é o óleo refinado – como o óleo de soja Soberano –, muito utilizado em todas as cozinhas do mundo.
A soja e seus derivados também entram na composição de inúmeros produtos como embutidos, achocolatados, balas, temperos para saladas, entre inúmeros outros produtos.
|
A proteína da soja é a base de ingredientes usados em padarias, massas, produtos derivados de carne, cereais, misturas preparadas, alimentação infantil, bebidas e alimentos dietéticos.
A soja também é muito utilizada pelas indústrias de adesivos, nutrientes, alimentação animal, adubos, espumas, fibras, revestimento, papel emulsão de água para tintas.
Um dos principais subprodutos da soja é a leticinina, que é um agente emulsificante bastante utilizado na fabricação de salsichas, maioneses e achocolatados.
Mais recentemente, a soja também vem sendo usada como fonte alternativa na produção de combustíveis ecologicamente corretos, ou seja, não-poluentes.
|